sexta-feira, 12 de janeiro de 2007

Comentário Infeliz em Plena Rede Nacional

Perseguidos pela Mídia
Quote do site Carta Maior (http://cartamaior.uol.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=13260), Reportagem de Gilberto Maringoni.


Miriam Leitão, a sempre previsível comentarista econômica da TV Globo, afirmou no “Bom Dia Brasil” que “O presidente (Hugo Chávez) segue os caudilhos latino-americanos e exibe sua cara de retrocesso. Prejudica toda a região ao mostrar a existência de uma terra sem leis”.

Ao contrário do que diz a comentarista, a Venezuela tem leis mais detalhadas que vários países do mundo. Quando aconteceram as farras das privatizações, nos anos 1990, atropelando constituições e normas legais, a analista nada protestou.

Chávez vale-se de uma prerrogativa constitucional, as Leis Habilitantes. Não é uma invenção dele. Já existia algo similar na Carta anterior, de 1961, com a possibilidade de o presidente “Ditar medidas extraordinárias em matéria econômica ou financeira quando assim o requeira o interesse público e haja sido autorizado para tal por leis especiais” As Leis Habilitantes, invocadas por Chávez, estão no artigo 203 da atual Carta:

“São leis habilitantes aquelas sancionadas pela Assembléia Nacional por três quintas partes de seus integrantes, a fim de estabelecer as diretrizes, propósitos e marco das matérias que se delegam ao Presidente ou Presidenta da República, com classificação e valor de lei. As leis habilitantes devem fixar prazos de sua vigência”.

Ou seja, o presidente solicita ao Congresso autorização específica para normatizar uma matéria, com prazo determinado. O Congresso pode aceitar ou não. É algo muito mais democrático do que as Medidas Provisórias brasileiras, para as quais o presidente não precisa de autorização alguma. Se procurasse se informar, talvez Miriam Leitão fosse mais exata em seus comentários.



Eu estava acordado assistindo quando A Srta. Miriam Leitão soltou esta pérola. É de alegrar o coração saber que ainda há pessoas que estão dispostas a destoar e combater nos grandes meios de comunicação as idéias retrógradas e mal-informadas que a Globo despeja diariamente em milhões de brasileiros.

Afirmar que o Brasil sairia prejudicado em sua atratividade ao capital estrangeiro porque a Venezuela está com planos de privatizar empresas de telecomunicações e energia, é no mínimo uma ofensa aos investidores internacionais, para não dizer coisa pior. Ela em seus 5 minutos e suas colunas em sites onde a maioria das pessoas entram para saber o que acontecerá nas novelas, ela manisfesta maior conhecimento que todos e todas analistas que as empresas mantém em seus quadros, e que já conseguiram volumptuosos lucros para suas empresas, seja por investimentos produtivos, seja por especulação. Além de que, está claro para todos a diferença de linha política e econômica entre Hugo Chávez e o Sr. Lula.

A Globo e outros meios dominantes, como a Isto É, tentam uma espécie de "Terrorismo Midiático", espalhando informações superficiais e, como no caso da Bolívia, incitando a opinião pública contra seus presidentes. A Bolívia foi acusada de fazer faltar gás no Brasil, roubar investimento brasileiro e, é claro, assustar investimentos estrangeiros do continente. Pessoas defendiam intervenção militar na Bolívia. Ainda bem que nosso Ministro do MRE Celso Amorim é coerente e simplesmente declarou "O Brasil não tem Marines", isto é, não invadimos países. Preferimos nos conciliar com eles. Por sinal, quem quiser buscar informações válidas sobre a crise com a Bolívia, leiam as duas edições da Carta Capital de Julho, eu acho... depois eu mudo aqui quando as tier em mãos. As reportagens comentam cada uma das acusações feitas ao Governo Boliviano.

Mirian Leitão.... VISHHHHHHHHHH!

Um comentário:

NeoDnaX disse...

apesar de estar virando mt emo ..blog tá maneiro pelo - !
continua com suas ideias e divulgue bastante..
só n se faça de ´vítima..