quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

Globo contra os Menores Infratores

O que acontecerá no futuro deles?
Mais uma tragédia nos jornais. Mais uma vez, um espaço para o ataque a Maioridade Penal.

O envolvimento de um menor no assassinato da criança no Rio de Janeiro levou novamente a Globo mostrar a sociedade questionando a idade de resposabilidade criminal. Gente protestando, indo em igrejas, pessoas cadeirantes reivindicando justiça. Falam que a OAB é contra a diminuição da maioridade penal, mas não falam o por quê. Colocam políticos para defender, já que estes em 90% das vezes são considerados isolados da sociedade e que só buscam interesses pessoais (assunto para outro post). Os deputados falam que não devemos mudar a lei no calor da emoção, a classe média vive na paranóia todos os dias da sua vida.

O que não comentam é que como disse o Rappa, menos de 5% dos caras do local estão envolvidos em alguma atividade marginal. Trabalho em uma cidade considerada uma das mais perigosas do DF e lhes afirmo que a maioria é gente trabalhadora e que vive a sua vida tentando não atrapalhar os outros. Alguns até querem ajudar! Se uma minoria pratica crimes, uma porcentagem menor ainda é de menores. Por causa de uns poucos que praticam atos atrozes, muitas crianças devem perder seus futuros nas instituições de encarceramento que são literalmente o túmulo de seus sonhos. Lá jaz a maioria dos futuros. Alguns poucos conseguem voltar da outra vida. mesmo assim, há lugares que fazem um trabalho decente de reabilitação. Modelos existem, falta prioridadepara a juventude.

Como tão bem disse Chinaglia, se baixar a idade de imputamento, os bandidos arranjaram gente mais jovem ainda para fazero trabalho. Será que baixaremos a idade até o limite da força de uma criança de manejar uma faca ou puxar um gatilho? Ou simplesmente não devemos por TODOS E TODAS em escolas de qualidade, em sintonia com suas realidades locais?????

Sempre haverão desajustados que mesmo com todas as condições, tentarão cometer atos hediondos. Não existe sociedade perfeita, assim como não existe método de prevenção completo.

Ainda bem. Isso se chama Totalitarismo.

Nenhum comentário: