quarta-feira, 20 de junho de 2007

Dicas sobre Linux Pt. 1




Este post vai para o Ismael, que me pediu que republicasse as dicas sobre linux que coloquei num blog de um amigo meu, mas que depois de um tempo ficaram fora do ar.


Vamos lá galera, é tentando que se aprende! Pelo que eu á aprendi, essa é uma regra áurea no mundo do Linux!!!

Agora que o sistema já é mais amigável, já podemos usá-lo, mas não se engane, para resolver problemas, teremos que aprender várias coisas que nos levam ao mais remoto tempo do linux!

Bom, estou trabalhando com Debian. Descobri que esse negócio de apt-get install ou aptitude install é coisa dele!!! Como root, se você der aptitude/apt-cache search (nome do programa que quer, ou só uma referência), ele lhe dará uma lista de programas que podem ser aquilo que procura! com o aptitude install (nome do programa), você o instala. Isso se tiver todas as dependências, mas normalmente o aptitude baixa eles junto.

Bom, mas onde estão esses programas? Estão em repositórios por toda a web. Indo no menu superior e procurando por Gerenciador de Pacotes Sinapics (Algo assim... ehhehe) ou ir nesse link e descobrir como se faz pelo terminal.

Bom, os repositórios são sites que hospedam vários programas para a Distribuição. Você só baixa a lista do programas com o aptitude update e já pode saber o que tem lá! simples, não?

Uma dica: Ao entrarem na lista de repositórios, desmarquem os canonical, o multiverse e o universe. Assim terão mais acesso a programas. O risco é baixo.

Por enquanto, fico por aqui, depois continuo! muito mais problemas a frente!

Um comentário:

Anônimo disse...

Ola a todos e desde ja os meus parabens pelo vosso blog.
O meu nome e Juca sou de Portugal e trabalho como DJ ja a 16 anos recentemente encontrei um aparelho de som da Numark que se chama D2 Director trabalha com linux mas no meu ver este sofware ainda tem muito para dar.
Ando a procura de pessoas que possam estar interessadas em melhorar radicalmente a actual versao e criar uma versa profissonal para pc.
Se for possivel ajudarem-me desde ja o meu obrigado a todos.

Deixo ficar o meu email - admin_salsacaffe@hotmail.com

Obrigado